Ensaio fotográfico mostra o que comemos de verdade

Fotógrafo confronta indústria e resolve mostrar o que de fato estamos comendo por trás dos apetitosos alimentos industrializados.

Você já parou para pensar do que são feitos os empanados de frango que estão em seu congelador? Se você desconfia que as iguarias não são “100% frango”, está certo. Uma pesquisa realizada em Mississipi constatou que os empanados contém de 40% a 50% carne de frango. O restante é composto por cartilagens, gordura, nervos e fragmentos de ossos.
Tentando alertar para esta composição, um fotógrafo texano resolveu fazer uma campanha de conscientização. Em “Mysterious Meat” (Carne misteriosa, em tradução livre), Peter Augustus, que vive em Hong Kong, mostra a verdadeira composição dos pratos industrializados, e sobretudo a carne que eles contêm, em sua forma bruta.

“Ao chegar a Hong Kong pela primeira vez, as cenas que mais me marcaram foram os açougues (…)”, explica Peter Augustus. “Como estrangeiros vindos de uma grande cidade do Ocidente, a maioria de nós nunca vê de perto com que se parece o animal que vamos comprar e comer – está sempre embalado adequadamente e apresentado em um supermercado climatizado”, ele constatou.

“Ao ter de passar na frente desses açougues todos os dias, com as cabeças de porcos, os intestinos, os olhos e os pulmões pendurados de ganchos em pleno ar, isso me trouxe um desafio de encarar essas lojas como um lugar normal, de onde vem o verdadeiro alimento, que terminam no cardápio de um restaurante local”, afirma Peter.

“A maioria de nós raramente vê de perto que tipo de comida estamos comprando. Elas estão sempre embaladas, bonitas e arrumadas, exibidas em um refrigerador de supermercado”, disse o fotógrafo.

Confira abaixo algumas imagens do ensaio “Mysterious Meat”:

ComidaReal-1

ComidaReal-2

ComidaReal-3

ComidaReal-4

Compartilhe este artigo com seus amigos.
Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page