Acompanhe o recolhimento à Previdência e evite surpresas desagradáveis ao se aposentar

INSS

O trabalhador pode acompanhar se o empregador está descontando as alíquotas do INSS e repassando as contribuições à Previdência Social. Para isso, basta agendar pela Central 135 uma visita à agência do INSS e requerer uma senha – chamada de Cadsenha.

Com a senha em mãos, será possível ter acesso ao extrato de recolhimento das contribuições do INSS pela Previdência Social. O endereço eletrônico é www.previdenciasocial.gov.br.

O Banco do Brasil e a Caixa também mantêm convênios com a Previdência Social. As instituições disponibilizam, nos terminais de auto-atendimento das agências bancárias, o extrato de contribuições do INSS aos correntistas.

Sempre que o segurado consultar o extrato e verificar que não houve contribuições, apesar do desconto aparecer no contracheque, ele deverá procurar o setor de Recursos Humanos da empresa e pedir que seja feita a correção. Não sendo atendido, procure o seu sindicato.

Caso os atrasos sejam corriqueiros e haja a suspeita de apropriação indébita pela empresa, o trabalhador poderá denunciar aos fiscais do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego ou à Receita Federal.

Compartilhe este artigo com seus amigos.
Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page