A história mal contada do prêmio de R$ 205 milhões da Mega-Sena

Em última análise, a responsabilidade é do vice-presidente de Loterias da Caixa, homem de confiança de Eduardo Cunha, recentemente demitido pela presidente Dilma.

Mega-Sena-Fraude-FotoInterna

Continua mal explicado e gerando suspeitas o concurso 1764 da Mega-Sena que, em 25 de novembro de 2015, premiou um único apostador de Brasília com o fabuloso prêmio de R$ 205 milhões. Um único jogo de aposta simples, cravado com as seis dezenas sorteadas, foi feito numa casa lotérica de um bairro nobre da capital federal e o valor gigantesco foi recebido no dia seguinte, rapidamente, logo cedo. O nome do ganhador não foi divulgado.

A aposta simples, no valor de R$ 3,50, não tem o perfil predominante nas apostas feitas em bairros ricos, onde os apostadores podem e costumam investir um pouco mais, marcando mais dezenas para aumentar suas chances no sorteio. Além disso, surgiram suspeitas quanto à casa lotérica e até a Caixa se enrolou na hora de divulgar a premiação. A sucessão de trapalhadas e mentiras fez o senador Álvaro Dias, do Paraná, solicitar esclarecimentos oficiais à Caixa. Não bastasse toda essa confusão, agora até o nome do deputado Eduardo Cunha entrou na roda, já que o vice-presidente da Caixa responsável pelas loterias era seu fiel aliado.

DEDO DO EDUARDO CUNHA NA MEGA-SENA?

Este último lance do caso, que está incendiando a imaginação dos internautas, veio à tona com a recente demissão, pela presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Ferreira Cleto. Com a notícia da demissão, veio a público que o chefão da Mega-Sena era homem de confiança do presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), indicado por ele para o cargo.

A Folha de S. Paulo noticiou:

“(…) a presidente Dilma Rousseff exonerou nesta quinta-feira (10) o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Cleto. O aliado de Cunha era responsável pelas loterias federais e por fundos como o FGTS.”

Fábio Cleto, o homem das loterias, foi indicado por Eduardo Cunha

Fábio Cleto, o homem das loterias, foi indicado por Eduardo Cunha

Notícia publicada em 14/09/15, no blog Relatório Reservado, abrigado dentro do portal iG, dava conta do papel e da fidelidade de Cleto a Eduardo Cunha:

Vice ligado a Eduardo Cunha resiste a mudanças na Caixa I

Há um enigma na Caixa Econômica Federal, um mistério que atende pelo nome e sobrenome de Fabio Ferreira Cleto (foto), vice-presidente de Governo e de Loterias da instituição. Seus próprios pares na diretoria da Caixa se perguntam: até quando Cleto, uma notória extensão de Eduardo Cunha, se manterá intocado no alto-comando do segundo maior banco público do país? Sai executivo, entra executivo e o tentáculo do presidente da Câmara dos Deputados segue com suas ventosas presas ao cobiçado cargo. Aliás, dois cobiçados cargos. Cleto tem assento também no conselho do FI-FGTS. É, portanto, uma das 11 vozes que decidem o destino dos mais de R$ 32 bilhões em recursos do Funde Investimento reservados para projetos de infraestrutura. Entredentes, seus pares no conselho do FI-FGTS se referem a Cleto como “o quinta coluna”. Em julho, quando as relações entre o nº 1 da Câmara dos Deputados e o Planalto já tinham avinagrado de vez, o vice-presidente da Caixa foi o único conselheiro a votar contra o repasse de R$ 10 bilhões do fundo para o BNDES. Perdeu por 10 a um, porém, mais uma vez, não desperdiçou a chance de demonstrar enorme fidelidade ao seu fiador.

CAIXA SE ENROLA E AUMENTA SUSPEITAS

As suspeitas sobre o concurso 1764 tomaram impulso com as trapalhadas da própria Caixa, organizadora da Mega-Sena. Um internauta atento, possivelmente um apostador, foi ao site da Mega-Sena após o sorteio, na noite de 25/11 e lá viu a notícia de que o prêmio havia acumulado mais uma vez. Ou seja, ninguém havia acertado as seis dezenas. Qual não foi a surpresa ao constatar pela manhã que a notícia era outra: havia um ganhador! Veja as imagens.

Ué! Mudou por quê? Por que mudou?

Ué! Mudou por quê? Por que mudou?

A primeira fotografia teria sido tirada às 22h do dia 25/11 (mostrando que o prêmio teria acumulado) e a segunda foto teria sido tirada 7 horas depois (mostrando que havia um ganhador daquele concurso da Mega Sena).

A colagem de imagens foi bastante compartilhada através do Facebook por pessoas preocupadas e indignadas com a suposta manipulação dos resultados, o que apontaria para a existência de fraude no sorteio do concurso 1764 da Mega-Sena.

SITE “E-FARSAS” CONFIRMA “ERRO” E PEGA MENTIRA DA CAIXA

O site e-Farsas.com é conhecido por desvendar todo tipo de lenda virtual, revelando mentiras, distorções e falsas notícias veiculadas na internet, seja por e-mail ou nas redes sociais. Pois o e-Farsas se debruçou sobre o caso da Mega-Sena 1764. A conclusão não foi nada boa para a Caixa. Diz o site:

Nos celulares, o mesmo "erro"

Nos celulares, o mesmo “erro”, segundo o e-Farsas

No dia 26 de novembro de 2015, a Caixa Econômica Federal publicou uma nota de esclarecimento sobre o incidente. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Caixa, o erro ocorreu exclusivamente na tela inicial das Loterias no site e que “houve atraso na atualização dos dados, que manteve a palavra ‘acumulou’ referente ao sorteio anterior”.

A Caixa também explicou que:

“No entanto, desde o primeiro momento, as informações sobre o referido concurso foram atualizadas normalmente na página específica da modalidade Mega-Sena e no aplicativo da CAIXA para celular.”

Uma busca na web e podemos verificar que o erro ocorreu também na versão do site para celular, diferente do que a assessoria da CEF havia afirmado (N. da R.: imagem acima).

Outra informação que corre nas redes é a de que, além de tudo, o site de loterias da Caixa teria ficado fora do ar por vários minutos a partir das 22h do dia 25/11, como mostra a imagem abaixo. Por que será? Alguém mandou tirar do ar? Até o momento a Caixa não explicou.

mega_sena-fora-do-ar

O e-Farsas, que tantas vezes desmentiu falsas notícias, desta vez teve que concluir:

O site da Caixa Econômica mostrou dois resultados na página que divulga o número de ganhadores da Mega Sena. O resultado do concurso 1764 foi mostrado como “acumulou” por algum tempo e passou a exibir que havia um ganhador minutos depois.

SENADOR PEDE ESCLARECIMENTOS

O senador pelo Paraná, Álvaro Dias, que estaria trocando o PSDB pelo PV, anunciou que pediria esclarecimentos oficiais à Caixa a respeito do concurso 1764. Em nota, o senador disse que “cobrará explicações formais e imediatas” da Caixa e afirmou que o “desencontro de informações alimenta especulações de irregularidades, que devem ser passadas a limpo urgentemente”.

Uma coisa é certa: o caso é muito sério, as loterias mexem com os sonhos de milhões de brasileiros e é preciso que o assunto seja esclarecido com segurança pela Caixa, organizadora dos jogos.

NOTA DA REDAÇÃO (em 14.12.2015)

O Dá O Que Pensar contesta a Nota de Esclarecimento da Caixa, quando diz que “houve atraso na atualização dos dados, que manteve a palavra ‘acumulou’ referente ao sorteio anterior”. Ora, vê-se nas imagens que as dezenas sorteadas foram atualizadas no site. Não há nenhum sentido em se atualizar as dezenas e não se atualizar o número de ganhadores. Se fosse caso de atraso na atualização dessa página específica, como alega a Caixa, os números mostrados na reprodução dessa página ainda seriam os do concurso anterior. Aí sim seria um caso de “atraso”. Aqui, ao que parece, está mais para um “atraso seletivo”, onde o ganhador da bolada foi “esquecido” e depois “descoberto”. Resta saber por quê.

Compartilhe este artigo com seus amigos.
Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page